domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cena 1538 ~ "Filho é bom, mas dá trabalho"


Essa foi a frase que eu mais escutei enquanto estava grávida, junto com "depois que o nenê nascer tu nunca mais vai dormir". Nesses 5 meses com a Selina o que tenho a dizer é: filho é bom e eu durmo a noite toda.

As pessoas adoram um drama, um exagero, uma tragédia. Passam trabalho com os filhos (muitas vezes são infelizes) e acham que com todo mundo tem que ser do mesmo jeito. Bebê não é tudo igual, não existe manual de instruções e cada um encara a maternidade/paternidade de maneira diferente.

Realmente as primeiras semanas foram uma prova de fogo. Eu mal sabia trocar a fralda, não tinha jeito para amamentar, não entendia os resmungos dela (ela não chorava, só resmungava), não sabia muito bem como acomodar no colo, tinha medo de dar banho e machucar aquele bebezinho tão pequeno e frágil. Nas primeiras semanas, também, ela trocou o dia pela noite, o que eu acredito, em partes, ter sido culpa minha, já que durante a gravidez muitas vezes eu ia dormir quase de manhã. Até que descobrimos a mágica do banho à noite e no final do 1º mês a Selina já acostumou a dormir a noite inteira. Não digo que passamos trabalho, era só questão de pegar o jeito e tudo se acomodaria, como de fato aconteceu.

Atualmente o que eu escuto muito é "tu vai ver depois que ela começar a caminhar, tu nunca mais vai ter descanso". Esse "tu vai ver" chega a ser uma ameaça. Parece que a pessoa está sentenciando que algo de muito ruim vai nos acontecer. Mas acho que mais chato que isso é quando dizem "aproveita porque passa muito rápido". Olha, que saco ter que ficar escutando isso todo santo dia!!!

A Selina é a tranquilidade em forma de bebê. Dorme a noite toda e raramente chora (exceto quando está com fome ou sono). E tenho certeza de que cada fase dela nós vamos aproveitar muito bem sem nos preocuparmos com o tempo, mas apenas com o momento que estamos vivendo.

Nenhum comentário: