terça-feira, 26 de junho de 2012

Cena 1458: Por que, na Inglaterra, se dirige com a mão direita no volante e pelo lado esquerdo da rua?

Na verdade, duas práticas antigas foram as responsáveis pela determinação deste costume. A primeira vem da época dos duelos de cavalaria. Para enfrentar seus oponentes, os participantes carregavam as lanças com a mão direita. E a outra consistia, na verdade, em uma conduta defensiva: se um homem cruzasse com um estranho em uma estrada estreita, o mais sábio seria deixá-lo passar pela direita, porque assim se poderia sacar a espada facilmente caso houvesse uma tentativa de ataque por parte do desconhecido. A tradição acabou sendo mantida no ato dirigir.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cena 1457: Você vai tomar a vacina contra a gripe A? Veja que curioso:

1. Este antiviral oseltamivir (Tamiflu) teve a prescrição proibida no Japão em 2007 para crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos. Essa proibição foi relacionada a efeitos colaterais do remédio Tamiflu e a comportamentos perigosos e registro de casos de suicídios entre jovens que utilizaram a medicação.

2. A gripe suína, em números oficiais, causou menos óbitos que a gripe sazonal, que ocorre todos os anos. Sempre repito que a gripe sazonal mata cerca de 20.000 norte-americanos por ano. Uma doença séria e que todos devem ser vacinados contra ela.

3. A declaração do Ministério da Saúde da Polônia indica que pelo menos um governo na Europa não foi subornado, chantageado ou aterrorizado pela indústria farmacêutica e OMS para a vacinação forçada de seus cidadãos com vacinas não testadas e tóxicas e a ceder controle de seu país.

4. Esqualeno é um composto químico que o nosso corpo produz e é vendido em lojas de produtos naturais como óleo de tubarão. É assim como a OMS mostra o “inofensivo” esqualeno. O que ela não esclarece é que ingerir o esqualeno é incomparável a injetá-lo. É quase como injetar um pouco de ácido estomacal. É um ácido super forte, o qual nós não podemos viver sem, mas se isto se soubesse, de certeza que as pessoas não iriam querer que alguém injetasse este ácido no próprio braço. Já na Guerra do Golfo, vários veteranos foram vacinados contra o vírus Anthrax, que continha esqualeno. Isto causou a Síndrome da Guerra do Golfo, que devastou muitas vidas, causando linfadenopatia, artrite rematóide, danos ao sistema nervoso, fadiga crônica, fibromialgia, lúpus, lesões na pele que não cicatrizam, perda de memória, convulsões, Síndrome de Sjögren, Doença de Raynaud, dores de cabeca crônicas, esclerose múltipla, entre outros problemas.

5. E o triomersal ou por outras palavras, Metil-Mercúrio. Sim, o mesmo mercúrio que se descobriu ser bastante tóxico, inclusive deixou de se vender termômetros de mercúrio e deixou de se usar as amálgamas para “chumbar” os dentes, devido a este composto ser altamente tóxico para o organismo. Esta vacina contém pelo menos 5 vezes mais do recomendado e pode provocar, entre outros, distúrbios emocionais e/ou neurológicos graves, autismo e a famosa Síndrome de Guillain-Barré – uma doença auto-imune em que o nosso organismo produz anticorpos contra a nossa própria mielina.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cena 1456: Gripe A: a tragédia da vacina que pode se repetir

Cena 1455: Gripe A: Operação Pandemia

Cena 1454: Por que os urubus não ficam doentes quando comem carne podre?

É porque eles têm anticorpos que os protegem e os tornam mais resistentes do que outras aves. Mesmo assim, o urubu pode se dar mal se ingerir algum produto químico ou bactéria contra a qual não possua a defesa natural.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cena 1453: Como se forma a geada?

Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor d'água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cena 1452: Por que os aviões a jato deixam marcas no céu?

Por causa do rápido resfriamento dos gases provenientes da combustão de seus motores. O vapor de água desses gases se transforma rapidamente em cristais de gelo, deixando as trilhas de condensação.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Cena 1451: Como funciona uma colmeia?

A maior parte da colmeia é constituída por abelhas operárias. Elas são encarregadas de buscar o néctar das flores para a fabricação do mel, dos favos e da alimentação das larvas. Na colmeia existe apenas uma abelha rainha. Ela é responsável pela reprodução, o que garante a existência do grupo. A rainha é maior que todas as outras abelhas porque é alimentada apenas com a geleia real. Os zangões são os únicos machos da colmeia e só servem para fecundar a rainha. As abelhas operárias e os zangões alimentam-se de mel e pólen.