segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cena 1450: Perdeu a comanda na balada? Conheça os seus direitos.

Um caso recorrente: a pessoa sai para se divertir em uma danceteria (boates/barzinhos) e, de repente, não encontra a comanda que lhe foi entregue na entrada para registrar a despesa. O que fazer? Aprenda a se proteger.

Às vezes, pode ter sido uma simples displicência de alguém que, sem querer, perdeu a comanda, assim como pode ter havido um premeditado furto do cartão por pessoas de má-fé. Isso é comum, pode acontecer com qualquer um de nós ou com nossos amigos (está sendo examinado um caso de extravio real). Porém, para o dissabor de quem teve sua comanda extraviada, o estabelecimento IMPÕE como condição para que o consumidor saia do local o pagamento de uma multa altíssima, que, em algumas casas noturnas, chega a R$ 400,00.

Desde já, vale esclarecer: NÃO existe lei que obrigue quem perdeu a comanda a pagar uma quantia a título de multa ou taxa. Isso é pura extorsão. A cobrança de multa pela perda de comanda é um abuso e é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor. É obrigação do prestador de serviços vender fichas no caixa ou ter um sistema eletrônico de controle sobre as vendas de bebidas e comidas dentro de seu próprio recinto.

SE A CASA NÃO TEM UM CONTROLE SOBRE O QUE FOI VENDIDO, NÃO PODE EXPLORAR O CLIENTE, pois, em direito do consumidor, o ônus da prova é sempre do comerciante ou prestador de serviços. Porém, a realidade do mercado revela verdadeiros atentados contra os direitos do jovem consumidor que sai à noite para se divertir. Ao exigir a cobrança desta espécie de taxa, os responsáveis pelo estabelecimento invariavelmente acabam cometendo crimes contra a liberdade individual do cidadão. Levam a pessoa para "quartinhos" ou "salas separadas" e passam a intimidá-la através de seguranças brutamontes.

Insistir nessa prática extorsiva é considerado constrangimento ilegal (Art. 146 do Código Penal), pois constranger alguém mediante violência ou grave ameaça para fazer o que a lei não manda (pagar uma multa extorsiva) é crime, podendo o gerente e o dono do estabelecimento serem presos e condenados à pena de detenção, que varia de 3 meses a 1 ano. Em alguns casos, a coisa fica até mais grave, pois o consumidor que perdeu a comanda é impedido por seguranças de deixar a casa se não pagar a tal taxa abusiva. Isso é um absurdo e é considerado crime de seqüestro e cárcere privado (Art.. 148 do Código Penal), que prevê pena de prisão de 1 a 3 anos ao infrator.

Nesses casos extremos de crimes contra a liberdade individual, o cliente tem que ser intransigente: deve pagar apenas o que consumiu ou discar 190 e chamar a polícia imediatamente para registrar queixa contra seus ofensores. Agir passivamente neste caso é causar um prejuízo à sociedade... está beneficiando os infratores. Lembre-se, portanto, que exigir o pagamento de multas altíssimas para quem perdeu sua comanda é considerada prática abusiva (e consequentemente ilegal), pelo Código de Defesa do Consumidor e deve ser denunciada ao órgão competente.

Por Sérgio Ricardo Tannuri - Advogado, especialista em Direito do Consumidor.

domingo, 27 de maio de 2012

Cena 1449: Qual é o maior museu do mundo e onde se localiza?

O maior museu do mundo é o Smithsonian Institution, em Washington, nos Estados Unidos. Dele, fazem parte 16 museus e o zoológico nacional. Inaugurado em 1846, possui cerca de 140 milhões de itens.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cena 1448: De onde vem o nome das estações do ano?

No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam:

Primavera – de “primo vere”, quer dizer princípio da boa estação;
Verão – de “veranum tempus”, significa tempo da frutificação;
Outono – de “tempus autumnus”, é o mesmo que tempo de ocaso;
Inverno – de “tempus hibernus”, quer dizer tempo de hibernar.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cena 1447: Se você acha que inglês é fácil...


1. Módulo básico:
Em português:
Três bruxas observam três relógios Swatch. Qual bruxa observa qual relógio?

Em inglês:
Three witches watch three Swatch watches. Which witch watch which Swatch watch?


2. Módulo avançado:
Em português:
Três bruxas “travestis” observam os botões de três relógios Swatch. Que bruxa travesti observa os botões de que relógio Swatch?

Em inglês:
Three switched witches watch three Swatch watch switches. Which switched wich watch which Swatch watch switch?


3. E agora, para especialistas:
Em português:
Três bruxas suecas transexuais observam os botões de três relógios “Swatch” suíços. Que bruxa sueca transexual observa que botão de que relógio Swatch suíço?

Em inglês:
Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch switch?

Cena 1446: O que é ouvido absoluto?

Uma pessoa tem ouvido absoluto quando consegue reconhecer uma nota musical sem que outra tenha sido tocada como referência. Os músicos têm o ouvido treinado para distinguir as notas a partir de outras tocadas anteriormente. Até há pouco tempo, acreditava-se que ter ouvido absoluto era um privilégio inato e raríssimo. Hoje, pesquisadores defendem que todos nascem com este potencial, basta apenas desenvolvê-lo.

sábado, 12 de maio de 2012

Cena 1445: Se a galinha tem asa, por que não consegue voar?

Na verdade, a galinha voa, mas seus vôos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave. Assim, ela também não tem muito desenvolvidos os ossos pneumáticos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos vôos das aves migratórias, por exemplo.

Cena 1444: Universo paralelo #61

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cena 1443: III Semana Literária de Santiago

(clique na imagem para ampliar)

Para mais informações, acesse o blog da Casa do Poeta de Santiago

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cena 1441: Quando uma galinha começa a botar ovos e quantos ela bota por dia?

Elas começam a botar com cerca de 120 dias de vida e aos dois anos a frequência vai diminuindo, até parar. A ave pode botar cerca de 290 ovos por ano. Isso dá mais ou menos um ovo por dia, com algumas falhas no decorrer do período.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cena 1440: Mistérios da humanidade: A “Dama Marrom”

Por volta de 1700, Charles Townshend vivia em Norfolk, Inglaterra, junto de sua esposa, Lady Dorothy Townshend. Reza a lenda, que um pouco antes do casamento, Dorothy teria traído seu futuro marido com Lord Wharton. Charles, que não era bobo, descobriu que sua futura esposa havia lhe passado para trás, mas mesmo assim casou-se com ela. Porém o casamento não ocorreu por ele ter perdoado Dorothy, mas sim porque Charles queria se vingar dela. Desse modo viveram durante alguns anos juntos, até que em 1726, Lady Townshend morreu suspostamente de varíola, contudo a lenda diz que o enterro foi apenas uma armação e a mulher na verdade estava viva e trancafiada em um cômodo afastado da mansão. Dizem que após o falso funeral, Dorothy ficou presa naquele quarto aonde todos os dias seu marido vinha lhe espancar por causa de sua traição.

Casa onde supostamente Dorothy ficou presa durante anos

Durante muitos anos ela viveu naquele lugar, sofrendo com as dores e com a fome. Além de ter que conviver com a saudade de seu filho, que fora tirado dela por seu cruel marido. A data da verdadeira morte de Lady Dorothy Townshend não está registrada em lugar algum, porém em setembro de 1936 a mais famosa foto de fantasma da história foi tirada e a esposa mal tratada ressurgiu na história:
Essa foto, tirada por Captain Provand e Indre Shira, é uma das mais intrigantes imagens de fantasmas, pois diversos estudos jamais encontraram uma falha ou algo que a desacreditasse, tornando essa foto a imagem de assombração mais verossímil de todos os tempos. A casa onde a foto foi tirada ainda existe e conta-se que é possível ver a "Dama Marrom" vagando por lá de vez enquando, procurando por seu filho.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Cena 1439: Por que o toureiro balança uma bandeira vermelha para o touro?

A bandeira tem o nome de "muleta". Ela serve para incitar o touro ao ataque e para guiar sua direção. A cor vermelha é só uma tradição, porque os touros não distinguem as cores.