terça-feira, 31 de maio de 2011

Cena 827: Origem dos nomes de bandas e artistas de rock

Abba - Formado pelas letras iniciais dos nomes dos quatro integrantes do grupo. Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. A palavra em si quer dizer Papai (ou paizinho) em hebraico.

AC/DC - A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).

Aerosmith - O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.

Air Supply - Graham Russell sonhou que viu um letreiro luminoso de um teatro com esse nome cerca de cinco anos antes de a banda assinar seu primeiro contrato.

Alice Cooper - Foi o nome da banda montada pelo vocalista Vincent Damon Furnier, que tomou o nome para si após a dissolução desta. O nome, segundo Vincent, foi inspirado por um espírito através de uma tábua de ouija (uma ferramenta para comunicação com os mortos semelhante ao "jogo-do-copo" difundido no Brasil). Alice Cooper teria sido uma feiticeira e uma das vidas passadas do vocalista.

Alice In Chains - Paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas. A idéia inicial (que nunca chegou a acontecer) era de tocarem covers de Slayer usando vestidos.

Angra - O nome foi escolhido por duas razões: por ser um nome tipicamente brasileiro (dado à "Deusa do Fogo") e por parecer o adjetivo "Angry" (em inglês, raivoso).

Anthrax - É o nome de um microorganismo desenvolvido para guerra bacteriológica. Ficou famoso após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando a banda chegou a cogitar mudar de nome.

Audioslave - Primeiro, a banda foi batizada Civilian. Mas acontece que já existia uma banda de nome Civilian, e foi preciso procurar outro nome. Chris Cornell (vocalista) sugeriu Audioslave e ninguém na banda ousou discordar. Só que também já existia um Audioslave. Desta vez, a banda resolveu entrar em acordo com a banda homônima para continuar sendo Audioslave.

B. B. King - Abreviatura para "Blues Boy King".

Bauhaus - Nome de escola de arquitetura e estilo de desenho gráfico originada de 1919. A banda chegou a se chamar Bauhaus 1919.

Beastie Boys - Beastie quer dizer animalesco. Porém o nome dessa banda é na verdade um acrônimo para "Boys Entering Anarchistic States Toward Internal Excellence" (Rapazes Entrando em um Estado Anárquico Visando a Excelência Interna).

Beatles - Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.

Bee Gees - Como em BG's, ou seja, Brother's Gibb. Curiosamente duas pessoas que ajudaram o então quinteto australiano se chamam Bill Goode e Bill Gates (um DJ local).

Billy Idol - Membro fundador da banda punk, Generation X de 1977. O nome artístico é um trocadilho com o adjetivo "idle" (vagabundo, indisciplinado) que caracterizavam o vocalista durante os anos de escola.

Biquini Cavadão - O grupo se formou no Colégio São Vicente de Paula. Tocando covers de Kid Abelha e Paralamas, receberam do amigo Herbert Vianna, a sugestão do nome do grupo. Herbert que impressionado com a juventude do grupo, que saia da adolescência, disse: “Se eu tivesse essa idade, tudo que eu queria era pensar em: mulheres, carros, biquini cavadão...”. Daí o nome.

Black Sabbath - Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.

Blind Guardian - Segundo Hansi Kürsch: "Nós gravamos nosso debut álbum, Battalions Of Fear, mas mudamos o nome da banda durante a gravação porque percebemos que todos que compravam nossas demos nas lojas encontravam na sessão de black metal, o que não era nosso objetivo. A razão para isso era o nosso nome, Lucifer's Heritage, que não condizia como nosso estilo de música. Então nós entramos em nosso estúdio e fizemos uma lista com nossos nomes favoritos para sugestão. Por alguns dias nós nomeamos como – devido a uma música do Metallica – Battery, mas nossos amigos mencionaram que não era uma boa idéia. Nós pegamos uma outra sugestão Raging Waters – devido à famosa música do Testament – mas nós escolhemos a minha sugestão."

Blink-182 - Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra "fuck" no filme "Scarface".

Bob Dylan - Seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Achando o nome excessivamente étnico e sendo grande admirador do poeta Dylan Thomas, ele mudou para Bob Dylan.

Body Count - Contagem de Corpos (após uma batalha). Ice T escolheu o nome após reparar que o noticiário de fim de noite oferecia noticias sobre as guerras entre gangues de Los Angles sempre ANTES do noticiário esportivo.

Bon Jovi - Mutação do verdadeiro nome do vocalista, John Bongiovi, Jr.

Bono Vox - Latim para "boa voz". Bonovox é também uma loja de equipamentos para audição. Seu nome verdadeiro é Paul Hewson.

Capital Inicial - Antes do Capital existir, seus integrantes tocavam por pura diversão em bandas brasilienses, levando seu som, com influências punk, aos bares e praças da cidade, barbarizando a Capital Federal. Mas, engana-se quem pensa que o nome da banda tem a ver com Brasília. Eles não tinham mesmo a grana para começar; não tinham o capital inicial.

Carpenters - É o sobrenome dos irmãos Richard Carpenter e Karen Carpenter.

Chemical Brothers - Originalmente chamado de the Dust Brothers em homenagem aos produtores americanos até estes descobrirem e obrigá-los a mudar de nome. Mudaram para Chemical Brothers fazendo alusão a uma música do repertório, Chemical Beat.

Cinderella - Nome escolhido pela falta de conotação heavy metal.

Clash - Tirado de manchete do jornal "A Clash With Police". Paul Simmon teve a idéia e todos concordaram.

CPM22 - Segundo o guitarrista Luciano Garcia: "CPM22 é a nossa caixa postal. No início, o nome da banda era só CPM. Daí os caras abriram uma caixa postal que, por coincidência, era de número 1022. Quando olharam, caralho, era Caixa Postal Mil e, se você colocar duas vezes o número dois, fica CPM22. O Wally sempre disse que queria que o nome do grupo não fosse algo que já existe. Queria um nome que, quando o pessoal ouvisse, lembrasse só da banda. Aí funcionou, porque CPM22 é bem a cara da gente."

Cranberries - O nome original era Cranberry Saw Us, mutação de Cranberry Sauce (molho da fruta cranberry). Quando Dolores O'Riordan se juntou ao grupo ela sugeriu encurtar para The Cranberries.

Creed - O nome da família em Pet Sematary de Stephen King.

Cult - O nome veio de uma manchete que Ian Astbury leu num jornal. Inicialmente se chamavam Southern Death Cult, depois Death Cult e finalmente apenas The Cult.

Cure - Originalmente, The Easy Cure (A Cura Fácil).

David Bowie - Bowie é um tipo de canivete. Seu nome verdadeiro é David Jones. Ele mudou o nome em 1966 para não ser confundido com Davy Jones dos Monkees.

Dead Kennedys - Kennedys mortos era uma alusão aos assassinatos do presidente John Fitzgerald Kennedy e seu irmão senador Robert Fitzgerald Kennedy. Uma citação famosa de East Bay Ray (guitarrista) sobre este assunto: "Um Show dos Dead Kennedys no dia 22 de novembro, aniversário da morte de John Kennedy, não seria de mau gosto? Claro! Mas os assassinatos também não são de mau gosto?"

Deep Purple - A avó do Ritchie Blackmore gostava da música "Deep Purple" de Bing Crosby.

Def Leppard - Inspirado em um desenho que Joe Elliot fez de um leopardo sem ouvidos. Um leopardo surdo.

Deicide - Latim para deicida (o que ou quem mata deus).

Depeche Mode - Segundo o vocalista David Gahan: "Nós estávamos com alguns shows programados para o verão de 1980 mas não tínhamos um nome ainda. Eu estava cursando faculdade de moda e sempre vasculhava as revistas especializadas em busca de um nome. Uma dessa revistas era uma publicação francesa chamada 'Dépechê Mode' que significava 'moda rápida', e quando eu mostrei a revista pros outros integrantes, eles toparam na hora."

Detonautas - Segundo a versão oficial retirada do site da banda: "O nome Detonautas surgiu da junção de detonadores com internautas, afinal, nos conhecemos em salas de chat da internet. Acrescentamos o Roque Clube um tempo depois, utilizando o "qu" na palavra Roque para representar a nacionalidade do grupo e o Clube para todos que quiserem fazer parte do nosso grupo sejam bem vindos."

Dimmu Borgir - A banda é de black metal norueguês, porém o nome está em islandês e quer dizer "castelo negro". Existe também uma montanha na Islândia com este nome.

Doors - Jim Morrison quando cursava a faculdade de cinema da UCLA resolveu fazer um duo musical com Dennis Jakob, que mais tarde trabalharia com Francis Ford Coppola (que por sua vez era colega de turma de Morrison), chamado "The Doors: Open and Closed (As Portas: Abertas e Fechadas)", inspirado em versos de William Blake. A citação em questão segue assim: "If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it truly is, infinite.", "There are things that are know and things that are unknow; in between are doors." ("Se as portas da percepção forem limpas, as coisas irão surgir como realmente são, infinitas", "Entre as coisas conhecidas e as coisas desconhecidas existem as portas"). Uma possível fonte pode ser também o livro "As Portas da Percepção ou O Céu e o Inferno", de autoria de Adoulx Huxley (autor do famoso "Admirável Mundo Novo"), onde ele relata suas experiências com a mescalina (tal substância, semelhante ao peiote e ao LSD, produz um efeito alucinógeno tão forte que as reações da pessoa oscilam rapidamente entre paz ou terror espiritual, daí o sub-título "Céu e Inferno). Este livro era muito lido e comentado nos anos 60 e certamente influenciou Morrisson na escolha do nome: The Doors. Mais tarde quando Jim conheceu Ray Manzarek sugeriu o nome The Doors (As Portas).

Dream Theater - Originalmente chamados de Majesty, mudaram o nome para o de um teatro na vizinhança em Los Angles.

Duran Duran - Vilão do filme "Barbarella" estrelado por Jane Fonda.

Eagles - Influenciado pelos Byrds e querendo um nome bem americano, Bernie Leadon conta: "Bem, nós todos queríamos um nome que fosse curto e conciso, que invocasse uma imagem. Nós achávamos que o nome seria muito importante. Todos estavam lendo Castaneda naquela época e queríamos um nome que tivesse alguma conotação mitológica. Frey queria um nome que pudesse servir para uma gangue de rua de Detroit e Henley estava envolvido com coisas indígenas. Todo mundo queria um nome simples e forte."

Elton John - Tirado dos músicos Elton Dean and John Baldry. Seu nome verdadeiro é Reginald Dwight.

Engenheiros do Hawaii - Tudo começou em 1984 na Faculdade de Arquitetura em Porto Alegre, onde o grupo estudava. Existia uma rixa entre o pessoal de arquitetura e engenharia. Os estudantes se envolviam em rixas curriculares, filosóficas, estilos de vidas, etc. Enfim, o pessoal da arquitetura inventou um apelido para acabar com os inimigos. "Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abaixo. Tinha um pessoal na engenharia que usava aquelas roupas de surfista, e, para irritá-los, nós fazíamos questão de chamá-los de 'engenheiros' e, mais do que isso, 'engenheiros do hawaii', que é um paraíso meio kitsch". Na época, havia uma explosão de bandas punk, todas com nomes heróicos entre elas: Cavaleiros do apocalipse, Virgens Nucleares, Titãs, etc. Disse Humberto: "Sempre me assustou essa coisa heróica da música pop, porque te leva a ser meio semideus. Engenheiros do Hawaii era um nome desmistificador, ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos encararem como sacerdotes".

Epica - Epica é um lugar do universo onde nós podemos encontrar as respostas para as mais importantes perguntas sobre a vida. A maioria de nossas letras é parecida com o significado de Epica. E o Kamelot acabava de gravar seu álbum intitulado Epica. Nós adoramos o título. A maioria dos membros, incluindo eu, adora ouvir Kamelot. Então decidimos mudar o nome para Epica. (Simone Simons)

Extreme - Inicialmente chamado de Dream até descobrir outra banda com esse nome. Enquanto imaginavam algo em torno de ex-Dream chegaram a Extreme. Segundo o baterista Paul Geary: "O nome do nosso grupo tem muito a ver com o nosso som. De Prince a Led Zeppelin, nós tínhamos uma ampla gama de influências".

Faith No More - Fé Nunca Mais. O nome anterior era Sharp Young Men, que depois mudou para Faith No Man quando seu crooner era Mike "The Man" Morris. Quando Morris saiu em 1982, evoluíram para Faith No More.

Foo Fighters - Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO's (OVNI's). A palavra Foo é uma corruptela do francês "feu" significando "fogo" ou "fou", significando "insano". Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO's.

Genesis - O primeiro livro da bíblia. O nome é parte do título do primeiro disco da banda, "From Genesis to Revelation" sugerido pelo primeiro empresário, Jonathan King.

Godsmack - Inspirado em uma música do Alice In Chains.

Green Day - Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme "Soilent Verde" escrito "Green Day". A banda se chamava Sweet Children.

Guns N'Roses - Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.

Helloween - Trocadilho com hell (inferno) e halloween (festa americana do dia das bruxas).

Hole - Frase da mãe de Courtney, "Você não pode seguir com um buraco (hole) na cabeça só porque teve uma infância ruim".

Inxs - Forma fonética para In Excess ("em excesso").

Iron Maiden - O nome "Iron Maiden" foi tomado do filme "The Man in The Iron Mask". A "donzela de ferro" é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. "Donzela de Ferro" é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.

Jamiroquai - Duas versões. Jay Kay se interessa pelos indios Iroquai e quer uma banda que possa tocar "jam" (improvisando). Termo australiano para uma banda com um hit só.

Jethro Tull - Foi o nome de um fazendeiro inglês que inventou uma técnica agrícola nova no século XVIII que deu origem ao arado de hoje. A banda vivia mudando de nome a cada show (Navy Blue, Bag of Blues, Ian Henderson's Bag of Blues) até começaram a dar sorte com o nome Jethro Tull.

Joy Division - Termo tirado do livro sado-masoquista "The House of Dolls" de Karol Cetinsky. Durante a Segunda Guerra Mundial, setor dentro de um campo de concentração nazista onde mulheres deportadas eram forçadas a se prostituírem.

Judas Priest - Sacerdotes de Judas. Nome tirado da canção "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest" de Bob Dylan.

Kiss - Significa Beijo. O nome foi escolhido por soar perigoso e sexy. O acrônimo "Knights In Satan's Service" ("Cavaleiros a Serviço de Satã") foi uma inteligente e lucrativa maneira para ajudar evangelistas a colocarem o medo de Deus no homem comum.

Korn - Varias versões propagadas pela própria banda. Referente a lenda urbana sobre um homem que comeu milho estragado e teve diarréia. Corruptela para Kiddy Porn (Pornografia Infantil). Ou não quer dizer nada mas a banda gostou do nome assim mesmo.

L7 - Gíria antiga para "quadrado" (careta, ultrapassado).

Led Zeppelin - O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.

Limp Bizkit - O nome Limp Bizkit surgiu durante uma conversa entre o vocalista Fred Durst e um amigo que diz que seu cérebro parece um "limp biscuit" (uma bolacha amolecida). Ele gostou da idéia e adotou o nome.

Linkin Park - A banda se chamava "Hybrid Theory", mudou o nome para "Linkin Park" por questões legais porque já existia uma outra banda com esse nome. Eles escolheram esse nome porque o Chester Bennington (vocalista) costumava dirigir pelo Lincon Park em Santa Mônica (que era uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir) e esse nome ganhou a atenção de todos por sua boa sonoridade. Eles mudaram alguma coisinha no nome porque assim eles poderiam comprar o domínio pois o linconpark.com era muito caro.

Manowar - Uma referência a man (homem) e war (guerra). Foi também nome de um famoso cavalo de corridas. É também um termo usado para designar navios de guerra.

Marillion - Inspirado no livro "Silmarillion" de JRR Tolkein. Foi modificado para Marillion para evitar problemas com direitos autorais.

Marilyn Manson - A junção dos nomes Marilyn Monroe e Charles Manson. Duas celebridades de fama extremamete opostas.

Megadeth - Depois de sair do Metallica, Dave Mustane formou sua banda e a batizou com um nome inspirado no termo militar "megadeath". Uma megadeath é a morte de um milhão de pessoas, portanto, exemplificando, a Segunda Guerra Mundial obteve 80 megadeaths.

Metallica - Lars Ulrich ajudava um amigo bolar o nome de um metal fanzine. Uma das sugestões foi Metallica que não foi aproveitado para a revista. Lars então pegou para ele.

Misfits - Nome de filme de 1961 estrelado por Clarke Gable e Marilyn Monroe.

Motörhead - Cabeçote de motor. Gíria para quem está sempre tomando anfetamina e nome de uma poderosa anfetamina que o vocalista Lemmy usava quando fazia parte da banda Hawkwind. Era também o nome de uma das músicas deste seu primeiro grupo.

Nickelback - Mike Kroeger (baixista) foi quem batizou a banda com o nome de Nickelback. Ele trabalhava em um café de Vancouver, onde o café custava $1,95 e sempre tinha que dizer "here's your nickel back". De tanto repetir isso, na hora que pediram sugestão do nome da banda, Mike falou "Nickelback" e todos aprovaram.

Nine Inch Nails - Trent Reznor achou que ficava legal as iniciais NIN quando escritas. O nome é referente ao tamanho dos pregos de um caixão.

Nirvana - Estado avançado de espírito na cultura hindú.

Nofx - Forma simplória para "no effects" ("sem efeitos"). Uma banda punk honesta não quer mesmo muita parafernália tecnológica no som.

Oasis - É o nome de um centro esportivo em Swindon, Inglaterra.

Offspring - Tiraram o nome do filme B "The Offspring - They Were Born To Kill" (Os Decendentes - Eles Nasceram Para Matar).

Ozzy Osbourne - "Ozzy" é seu apelido desde criança.

P.O.D. - Abreviação de "Payable on Death". Palavra técnica usada nos bancos. Quer dizer que quando uma pessoa morre alguém vai herdar seu dinheiro. Então é necessário que essa pessoa morra para herdar e isso é uma referência à pessoa de Cristo, porque Ele morreu pelos homens.

Pantera - Eles eram chamados de Pantego, nome de cidade texana, antes de preferir a palavra portuguesa Pantera.

Pearl Jam - Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geleia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluía peyote. Outras versões informam que Pearl Jam seria gíria, significando esporra. Eles quase se chamaram de "Mookie Blaylock" em homenagem a um jogador de basquete.

Pink Floyd - O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de "Anderson Council" ou "Megadeath".

Pogues - Vem de "Pogue Mahone", que em irlandes classíco ou celta, escreveria-se assim: Póg Mo hÓn, traduzindo em inglês fica "kiss my ass" (beija minha bunda) que é o nosso equivalente a dizer "vá tomar no cú".

Police - Stuart Copeland teve a brilhante ideia de usar um nome que estaria TODOS os dias em TODOS os jornais de TODO o mundo. Que tal essa, como jogada publicitaria?

Pretenders - Segundo Chrissie Hynde: "Eu estava saindo com um cara e um dia quando fomos a um bar ele queria tocar uma música pra mim, só que escondido dos amigos dele que também estavam lá. A música era "The Great Pretender", de Sam Cooke. Aí eu pensei: um dia eu ainda vou usar isso em alguma coisa".

Primus - "Primeiro" em latim. Eles originalmente se chamavam de Primates antes de achar outra banda com este nome.

Queen - Segundo Freddie Mercury: "Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias 'caras' para o nome."

Radiohead - Tirado da música "Radio Head" dos Talking Heads.

Rage Against The Machine - A primeira banda do vocalista Zack De La Rocha se chamava Inside Out, e chegou a lançar um CD. O nome do segunto CD desta banda seria Rage Against The Machine, mas esse segundo CD nunca chegou a ser lançado. Zack então aproveitou o nome para a sua nova banda.

Ramones - O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.

Red Hot Chilli Peppers - Pimentas vermelhas ardidas. Segundo Anthony Kiedis: "Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons".

REM - Trata-se da sigla para "Rapid Eyes Movements", movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.

Rhapsody - Rapsódia. Fragmento ou trecho de poemas épicos.

Rolling Stones - Pedras Rolantes. Brian Jones escolheu o nome por causa da frase "A rolling stone gathers no moss" (Pedras rolantes não criam limo) e da música Rollin' Stone, ambas frase e canção de Muddy Waters.

Rush - Estavam todos preocupados pois já tinham uma apresentação marcada porem ainda não tinham nome. O irmão mais velho de John Rustley deu como suggestão Rush.

Sepultura - Segundo o baterista Igor Cavalera: "Sepultura é um nome que eu e meu irmão (Max Cavalera) inventamos com 13 anos de idade. Como a gente morava em Belo Horizonte, uma cidade super conservadora, com uma igreja em cada esquina, achamos que um jeito de chocar na época era chamar a banda de Sepultura. Tiramos o nome de uma música do Motorhead, 'Dancing on Your Grave'. Lembro que fizemos até um teste, nem existia a banda ainda, mas a gente falava que sim. Aí chegamos na minha avó: 'Vó, nossa banda chama Sepultura'. Ela ficou apavorada! Daí, pronto, deu certo. Não tivemos nenhuma visão nem sonho para escolher o nome da banda. Foi mesmo uma coisa de dois moleques idiotas em BH."

Sex Pistols - O nome da banda foi baseado no nome da loja de Malcolm McLaren (Sex). É também uma conotação para o pênis.

Silverchair - Homenagem híbrida juntando "Sliver" do Nirvana com "Berlin Chair" do You Am I.

Simply Red - Mick Hucknall trabalhava à noite como DJ. Quando alguém perguntou como gostaria de ser chamado, ele disse: 'Just Red' ('apenas vermelho'), um apelido de infância do cantor por causa de seu cabelo extremamente avermelhado. O gerente então perguntou: 'Como assim?'. 'Simply Red' ('simplesmente Vermelho'), Mick respondeu.

Sisters Of Mercy - Tributo a Leanord Cohen, autor de canção do mesmo nome.

Skid Row - Gíria para Sarjeta. O nome foi uma sugestão de Jon Bon Jovi. A banda iria se chamar Skip Rope (Pular Corda).

Slayer - Carrasco. Inspirado no filme "Dragonslayer", muito embora no disco Divine Intervention você encontra os dizeres "Satan Laughs As You Eternally Rot" ("Satã Ri Enquanto Você Apodrece Eternamente").

Smashing Pumpkins - Billy Corgan, vocalista, guitarrista e líder já deu várias explicações. O nome poderia ter vindo de uma piada sobre Halloween, que usa a abóbora (pumpkin) como símbolo. Em outra explicação, ele diz que Gene Simmons do Kiss apareceu em um sonho seu e disse "Joe Strummer is a pumpkin, drunken and smashed!"(Joe Stummer é uma abóbora bêbado e chapado). Mas o que ele mais afirma é que o termo smashing é usado no sentido de "arrasador", não como um verbo conjugado. O certo é que sua cidade natal é produtora de abóboras e há quem diga que o nome (Esmagando Abóboras) é uma vingança a um comentário de uma ex-namorada que teria lhe dito que ele não realizaria nada na vida e jamais conseguiria sair da cidade.

Smiths - Segundo uma biografia da banda, eles queriam um nome genérico que não denunciasse nenhum estilo especifico de música. Em uma entrevista à revista inglesa X, Morrisey conta que o nome surgiu porque Smith é o nome mais comum na Inglaterra, portanto parece algo comum e pejorativo, o que caía bem com as letras deprê e com aquela ironia sem esperança da banda.

Soulfly - Alma Voa. Max Cavelera homenageou seu afilhado falecido.

Stone Temple Pilots - Eles eram chamados de Mighty Joe Young, porem este era o nome de um cantor de blues. Gostavam do emblema do óleo de motor STP e começaram a buscar nomes com essas iniciais. Foram de Shirley Temple's Pussy para Stereo Temple Pirates até chegarem finalmente em Stone Temple Pilots.

Sugar Ray - Homenagem ao boxeador Sugar Ray Leonard. Eles ensaiavam em um estúdio que pertencia ao lutador.

System Of A Down - O nome vem de um poema do guitarrista, Daron, chamado Victims Of A Down. System foi escolhida por ser uma palavra mais forte.

Tori Amos - Seu nome verdadeiro é Myra Ellen Amos. Uma amiga achou que Tori soaria melhor.

Twisted Sister - Irmã Depravada.

U2 - Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da idéia de interatividade com o publico, "You Too", Você Também.

Ultraje à Rigor - Durante uma festa em que se apresentavam, Roger pensou em Ultraje, mas achou punk demais para a época. Resolveu perguntar a Edgard Scandurra (então guitarrista da banda), que chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse: “Que traje? O traje a rigor?”

Van Halen - Trata-se realmente do sobrenome dos irmãos fundadores da banda, descendentes de Holandeses.

Venon - Veneno de Cobra.

Who - Eles se chamavam The High Numbers e chegaram a lançar um compacto assim embora insatisfeitos com o nome. A lenda conta que o pessoal estava bombardeando nomes possíveis até que alguém que já estava ficando surdo para as idéias, retrucou "Os Quem?"

Yes - Segundo Jon Anderson: "Queríamos uma palavra que inspirasse uma forte convicção no que estávamos fazendo. Tínhamos que ter um título forte e correto para a banda".

ZZ Top - De acordo com o livro "Z.Z Top: Bad and Worldwide", o nome foi inspirado num poster do bluesman texano chamado Z.Z. Hill. Queriam também um nome que sugerisse o melhor ("top").

Cena 826: Dreaming Light

"Dreaming Light", novo clipe do Anathema. Lá pelos 3:15 é de trancar a garganta...


Dreaming Light

Suddenly... life has new meaning / Suddenly... feeling is being

And you shine inside / And love stills my mind like the sunrise / Dreaming light of the sunrise

... Suddenly ... I don't have to be afraid / Suddenly it all falls into place

And you shine inside / And love stills my mind like the sunrise / Dreaming light of the sunrise / Dreaming light and shining...

I feel you but I don't really know you / I dreamed of you from the moment I saw you / And I've seen the sunrise in your eyes / The sky... the sea... the light

So live your dream beneath the northern horizon / Be at peace, set your heart in flight again / For the light is truth... / The light is you...


TRADUÇÃO: Sonhando Com a Luz

De repente... a vida tem um novo sentido / De repente... sentir é ser

E você brilha por dentro / E amor ainda ocupa minha mente como o nascer do sol / Sonhando com a Luz do nascer do sol

De repente... eu não preciso ter medo / De repente... tudo se encaixa

E você brilha por dentro / E amor ainda ocupa minha mente como o nascer do sol / Sonhando com a Luz do nascer do sol / Sonhando com a luz...

Eu te sinto mas não te conheço realmente / E sonhei com você desde o momento que a vi / E eu vejo o nascer do sol em seus olhos / O céu... o mar... a luz

Então viva seu sonho sob o horizonte do norte / Fique em paz, deixe seu coração voando novamente / Para a luz é a verdade... / A luz é você...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cena 825: Assista e tenha convulsões

Se você achou o Giga Puddi demente, espere até assistir Nyan Cat.

Duvido você conseguir assistir no volume máximo e tela cheia.

Cena 824: Universo paralelo #16

sábado, 28 de maio de 2011

Cena 823: 2ª Semana Literária de Santiago

Clique na imagem para ampliar.


A II SEMANA LITERÁRIA DE SANTIAGO ocorrerá nos dias 9 a 11 de junho de 2011, na Câmara dos Vereadores de Santiago. O evento não possui fins lucrativos, sendo que a inscrição custará apenas R$ 15,00 (quinze reais), para custos administrativos, e fornecerá um certificado de 25 (vinte e cinco) horas.

Na atividade cultural ocorrerá a posse da nova diretoria, cujo Presidente é o escritor Márcio Brasil.

O evento é organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e com o Projeto Santiago do Boqueirão: seus poetas quem são?.

O evento contará, a princípio, com o apoio de quatro universidades URI, ULBRA, UNOPAR e UNINTER, que fornecerão palestrantes para dissertar sobre um tema dentro do assunto geral da semana "A LITERATURA CONTEMPORÂNEA E A CIDADE EDUCADORA".

Na semana ocorrerá, também, o lançamento de livros e exposições orais de escritores que lançaram livro pela Casa. Também será executada a palestra para crianças do ensino fundamental, difundindo o valor da literatura.

O "carro chefe" da II SEMANA LITERÁRIA será o módulo de estudos literários, onde dois escritores serão estudados:

CAIO FERNANDO ABREU - Palestrante: Sra. Zaira Bianchini - "Um pouco do Caio Fernando Abreu"

ORACY DORNELLES - Palestrante: escritora Fátima Friedriczweski - "Literariedade, idiossincrasias e perenidade na obra poética de Oracy Dornelles".


Como se inscrever?
As vagas são limitadas (90 vagas). Reserve a sua pelo e-mail: gpasini@ig.com.br
As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de junho de 2011 (enquanto houver vagas) nos seguintes locais:
- Departamento de Cultura - Estação do Conhecimento - antiga Estação Ferroviária de Santiago (falar com Rodrigo Neres).
- Casa do Poeta de Santiago - Rua Silveira Martins, 1432, Centro (Próximo ao Mercado Camelo) - das 8h30min às 11h30min (com Luciara Acosta).

Participe e divulgue!

Parceiros no evento: Casa do Poeta de Santiago, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Projeto Santiago do Boqueirão: seus poetas quem são?
Apoiadores (ordem alfabética): Caixa Econômica Federal, Câmara dos Vereadores, Expresso Ilustrado, Padaria e Confeitaria Fronteira, Ponto Cópias, Prefeitura Municipal de Santiago, Rádio Central FM 87,9, Rotaract Club Terra dos Poetas, ULBRA, UNINTER, UNOPAR e URI.
Acesse o blog da Casa do Poeta de Santiago:

Cena 822: Ulbra Santiago lança concurso "Poesia de Carona"

Visto que Santiago recebe o nome “Terra dos Poetas” o Curso de Letras da Ulbra Polo Santiago, propõem lançar o Projeto “Poesia de Carona”, esse concurso que tem como proposta estimular a criação de poesias, voltada para estudantes do ensino superior, médio e fundamental de qualquer instituição de ensino além da comunidade em geral, bem como possibilitar que esse gênero literário esteja acessível a um número maior de pessoas.

Os interessados em participar do Concurso “Poesia de Carona ” poderão se inscrever com 02 (duas) poesias com tema livre. Os trabalhos enviados passarão por uma seleção que avaliará as propostas e realizará a escolha de 15 poesias. As produções escolhidas serão expostas no ônibus da cidade de Santiago, bem como em outros pontos específicos a serem definidos posteriormente.

OBJETIVOS
- Possibilitar que a comunidade tenha contato, diário, com o texto poético, visto que somos denominados “Terra dos poetas”;
- Sensibilizar estudantes do ensino fundamental, médio e superior, bem como, a comunidade em geral para a produção/criação e leitura de poesia;
- Diversificar as experiências de escrita de modo a desenvolver a sensibilidade estética e a imaginação;
- Selecionar 15 trabalhos entre todas as propostas enviadas buscando valorizar talentos;

REGULAMENTO
1. O concurso “Poesia de Carona ” ocorrerá entre os meses de maio e junho de 2011.
2. Podem se inscrever comunidade em geral, alunos do ensino fundamental, médio e de cursos de graduação de qualquer Instituição de Ensino;
3. Os interessados em participar poderão enviar ao concurso até 02 (duas) poesias;
4. Não há qualquer tema obrigatório para os poemas inscritos, não podendo, porém, ultrapassar a uma lauda digitada;
5. A inscrição efetua-se mediante preenchimento da ficha enviada ou entregue na Ulbra Polo Santiago até o dia 30.07.2011 com o respectivo poema.
6. Só serão consideradas válidas as inscrições dentro do prazo descrito anteriormente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e com o envio do poema
7. Os trabalhos serão avaliados e selecionados pelos(as) alunos(as) do Curso de Letras da Ulbra Polo Santiago, que levará em conta:
a) a correção da escrita,
b) a riqueza de
c) conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem;
8. As poesias selecionadas serão expostas nos ônibus que circulam na cidade de Santiago, e em locais a serem definidos posteriormente;
9. Sugere-se que os poemas selecionados para o projeto “Poesia de Carona”, integrem uma coletânea, junto com os outros poemas inscritos, para lançamento da Feira Municipal do Livro;
10. Ao se inscrever no concurso os participantes automaticamente concordam
com o que está apresentado neste documento;
11. O inscrito ao enviar sua produção declara para fins de direitos autorais que é legítimo e único autor da poesia enviada e, posteriormente, será solicitado que assine uma Declaração de Direitos Autorais.

GRONOGRAMA
25.05.2011 – Lançamento da Projeto Poesia de Carona;
25.05 a 30.06.2011- Período de inscrição;
01.07 a 15.07.2011 – Seleção das poesias;
- Divulgação dos resultados e fixação dos poemas nos ônibus ( momento poético);
A definir - Confecção do livro;
A definir - Lançamento Feira do Livro Municipal.

Mais informações: ronaldo@santiagonet.com.br.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cena 821: Daniel Gildenlöw manda mensagem aos fãs brasileiros

O líder do Pain Of Salvation, Daniel Gildenlöw, excêntrico, como sempre, enviou uma mensagem inusitada (e muito divertida!) para os fãs brasileiros, onde ele aparece dirigindo - e segundo ele, vindo para o Brasil de carro!

O Pain Of Salvation toca no Brasil nos dias 04/06 (Rio de Janeiro, no Hard Rock Cafe), 05/06 (São Paulo, no Carioca Club) e 07/06 (Porto Alegre, no Bar Opinião, ao lado do Symphony X – essa dobradinha é apenas na capital gaúcha).


peguei daqui

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cena 820: Parabéns, Dudu!

Hoje é dia de festa lá em Santa Maria, pois o Dudu está completando 9 anos! Ele é filho da Karla e do Pasini, e é um guri super inteligente e esperto. Orgulho para os pais e para nós, que somos amigos.

Desejo muita felicidade, saúde, paz e o que for de melhor no mundo pro Eduardo. Abraço forte!!! (e guarda uns doces pra mim, hehe)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cena 819

Eu estava preocupada demais em ser perfeita para você, esqueci de ser eu mesma e estraguei tudo. Mas eu cometeria os mesmos erros só para sentir a sua respiração perto de mim novamente.

Cena 818: Sexo Virtual

Cena 817: Melhor cena de Watchmen

O funeral do Comediante, ao som de The Sound Of Silence (Simon And Garfunkel). Cena mais emocionante de Watchmen.

domingo, 22 de maio de 2011

sábado, 21 de maio de 2011

Cena 815: Conversa de msn...

- The Call of Cthulhu
acho que só eu acho isso engraçado
me mijo rindo

- Phoenix
feliz natal pro batman

- The Call of Cthulhu
batblz
SXHUUHASUHAHUUAHE
saiu um symphony x na risada

- Phoenix
hahah
eu vi
mas na minha cabeça foi uma risada de sexo
D:
depois q tu falou em symphony x q eu vi
hauhuahauahuah

- The Call of Cthulhu
UAHSUHHEHUAEHUAE
tu so pensa em sexo
eu so penso em symphony x

- Phoenix
Te tem coisa melhor pra pensar?

- The Call of Cthulhu
sexo + symphony x
ganhei

nossa, isso não foi uma tentiada viu
juro
AUHSUAHUEHUAEU

- Phoenix
ah
huahauhauhauhauhauh

- The Call of Cthulhu
mas seria mto boa
D:

- Phoenix
ja tava me arrumando pra ligar a cam aqui

- The Call of Cthulhu
UASHUAHEHUAEU

Cena 814: Universo paralelo #15

Que fofo *-*

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cena 813: Vencedora da Campanha: uma namorada para Diego Soares


Camila Silveira é a vencedora da Campanha: uma namorada para Diego Soares, com a cantada:

"Quando deus te desenhou ele estava namorando, mas eu estou solteira e quero desenhar uma linda história de amor com você."

O jantar acontecerá hoje a noite no Silvius Restaurante.

Nilson, Vanderlei, eu, Camila e Diego.


Camila e eu.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cena 812

O que eu quero é fazê-la feliz pelo resto de sua vida. E quero que você esteja em nosso casamento para ver o que perdeu.

(Lex Luthor)

Smallville - 6x14 - Trespass

Cena 811: Parabéns Andrei!!!

Hoje tem festa do meu grande e querido amigo Andrei!!! Parabéns, seu lindo! Tu me conquistou pra sempre com a tua sinceridade, pureza de sentimentos e confiança!

Love u baby!

Cena 810: II Semana Literária de Santiago



Clique nas imagens para ampliar.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cena 809


Você tem apenas duas oportunidades na vida: uma você não sabe quando virá, e a outra está lhe esperando lá fora no carro.

Cena 808: Coisas de mulher

Mulher é bicho estranho mesmo. Vive inventando moda e querendo que o resto do mundo aceite. É uma moda pior que a outra, mais esquisita e sem fundamento.

Fiz uma lista de coisas que mulher, geralmente, adora usar, mas que eu acho horríveis.

Unhas decoradas: tudo bem que a manicure que faz essa arte até que tem talento, mas sair com as unhas pintadas com paisagens que ficariam melhores numa tela, não né. Além de ser brega, dura o que? Uns 2 dias? E pode custar até R$ 25,00, ou mais. (eu pesquisei, ok). Um esmalte de uma cor legal fica mais bonito e não é fiasquento.


Cabelo colorido: A não ser que você tenha 12 anos ou seja (quer ser) a Mari Moon, na boa, cabelo colorido é coisa de palhaço. Você não vai ser mais original só porque usa cabelo cor-verde-limão-daquelas-que-arde-os-olhos-no-sol.


Esmalte rosa: Sério que ainda existe mulher que usa esmalte rosa? Está estampado no rosa: cor de fracasso. Enfim, tem gosto pra tudo, né.


Bota de cowboy: É legal sim, e toda maria breteira tem uma coleção dessas botas.


Melissa: Pagar cento e tantos reais por um troço de plástico, fedorento e feio? Está na hora de rever os seus conceitos de beleza...


Scarpin: Conhecido também como "aquilo que se usa para matar barata no canto". Gente, esse sapato nunca foi bonito, quissá confortável - lembre disso na hora de voltar daquela festa maravilhosa com o scarpin na mão. Mas se você gosta de sofrer só para (tentar) ficar bonita, continue.


Macacão: Quem, REALMENTE, acha isso bonito? É broxante, isso sim...


Chapinha: Cabelo natural sempre será mais bonito (a maioria dos homens concorda com isso). A culpa não é sua de não ter nascido com aquele cabelo liso perfeito das japonesas, e fazer chapinha só vai fazer com que você crie uma vassoura na cabeça.


Gloss: Boca brilhosa é ridícula. E horrível de beijar com essa coisa gosmenta. Depois não reclama que você não pega ninguém.


Chapéu: Atrapalha a visão e não dá nem pra chegar perto dos outros por correr o risco de machucar alguém. Na praia é útil, mas só!


Calça de cintura alta: Se você quer apertar e esconder a barriga, use um corpete, use uma daquelas cintas emagrecedoras, faça exercícios, perca a barriga de verdade. Mas, pelamordedeus, joga isso fora. Você só acha bonito porque está na moda, depois de alguns meses vai se arrepender de ter usado essa coisa.


Blusa/vestido de uma alça só: Quem inventou essa peça estava em dúvida se saía de tomara-que-caia ou com alças. Pegou uma blusa, arrancou uma manga e um bando de seguidoras da moda, achou linda. É conhecida como mula manca (olha o nome).


Alargadores enormes: Isso não é sexy, não é ser diferente e não é ser legal. O máximo que você vai conseguir é ficar com um pedaço de carne pendurada em cada orelha.

Cena 807: Presentão: A Torre Negra vol. I

Cheguei em casa ontem e havia um pacote em cima da minha cama. Quando abri, uma surpresa maravilhosa: o 1º volume de A Torre Negra, do Stephen King.

Quem me deu esse presentão foi a Suzi. Eu nem acredito ainda que agora eu tenho A Torre Negra!!! Amei!!! Lerei e guardarei com o máximo de carinho possível!

Cena 806: Jantar de 19 anos da URI

No último sábado, dia 15, teve o jantar de comemoração de 19 anos da URI. O CTG Coxilha de Ronda ficou lotado, e o cardápio que era churrasco, maionese, risoto, pão e salada, estava excelente.

Hora do parabéns.


Eu e o Márcio.


Paola e eu.


Maurício, Filipe, Paola, eu.

Cena 805: Universo paralelo #14


Seria bom se isso acontecesse ao menos uma vez...

Cena 804

Quanto maior a confiança, maior a traição.

(Lionel Luthor)

Smallville - 6.04 - Arrow

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cena 803: CAMPANHA: Uma namorada para Diego Soares

Na tentativa de ajudar nosso amigo a encontrar um amor, hoje lançamos uma nova campanha no Rádio Ativo: Uma namorada para Diego Soares.

As pretendentes devem enviar uma cantada infalível até quinta-feira, e a mais criativa ganhará um jantar com o Diego no Silvius Restaurante, no próximo dia 20 (sexta-feira).

Você pode enviar as cantadas através de:
MSN: radiocentral87.9@hotmail.com
Telefone: 55 3251 5577
Torpedo: 55 99551863

Se preferir, pode deixar a cantada por comentário aqui no blog mesmo.

Mas atenção: a campanha só é válida para maiores de 18 anos, e solteiras, é claro!

Para conhecer melhor o Diego, acesse seu orkut, clicando aqui. Ou siga-o no twitter: @diegosoares1.

domingo, 15 de maio de 2011

Cena 802


"Eu quis você e me perdi".

Mas quando me encontrei, quem se perdeu foi você.

Cena 801: Direito de Amar

Nota 10 para esse filme. Atuação excepcional do Colin Firth. Emocionante, chocante.

George (Colin Firth) é um professor de inglês, que repentinamente perde seu companheiro de 16 anos. Sentindo-se perdido e sem conseguir levar adiante sua vida, ele resolve se matar. Para tanto passa a planejar cada passo do suicídio, mas neste processo alguns pequenos momentos lhe mostram que a vida ainda pode valer a pena.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cena 800: Tatuagens #7


Deve ter doído, mas ficou linda!!!





Cena 799: Sexta-feira 13

"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.

O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.

O número 133
Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.

Como se vê, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte.

O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

As lendas
Além da justificativa cristã, existem 2 outras lendas que explicam a superstição. Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.

A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cena 798

Não estou jogando para vencer. Estou jogando para ensinar.

(Lex Luthor)

Smallville - s05e19 - Mercy

Cena 797

Quantas vezes se pode partir o coração de alguém até o desfazer completamente?

Smallville - s05e16 - Hypnotic

quarta-feira, 11 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

Cena 795: Donzelas de Ferro #11

Anne Nivyeska Wolff, mais conhecida como Anne Nurmi, natural da Finlândia, hoje vivendo entre Alemanha e Suíça, é vocalista, compositora e tecladista da banda suíça de gothic metal Lacrimosa. É casada com Tilo Wolff e desenha suas roupas usadas no dia-a-dia, shows e sessões de fotos.