terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cena 1242: Lindo da vez: Matt Damon

Matthew "Matt" Paige Damon (Cambridge, 8 de outubro de 1970) é um ator e roteirista estadunidense. Alcançou o estrelato com Gênio Indomável (Good Will Hunting), que escreveu e protagonizou juntamente com o seu amigo, Ben Affleck. O filme, que nasceu de um texto que Matt fez quando estudava na Universidade de Harvard, recebeu o Oscar de melhor roteiro, no ano de 1997.

Outro momento marcante na carreira do ator é sua interpretação como Jason Bourne, na trilogia baseada na obra de Robert Ludlum, A Identidade Bourne (2002), A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007). As filmagens de O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum) iniciaram-se em 2006 e a sua estréia foi em agosto de 2007.

Matt Damon nasceu no dia 8 de Outubro de 1970 na cidade de Cambridge, em Massachusetts. Filho de Kent Telfer Damon, um corretor da bolsa de valores, e de Nancy Carlsson-Paige, professora de educação infantil; em que atualmente o casal está divorciado. Possui também um irmão, Kyle Damon, que é um renomado artista plástico.

Seu primeiro papel foi uma rápida participação no filme Mystic Pizza de 1988, que no Brasil a tradução do título ficou "Três mulheres, três amores". Ainda nessa mesma época, Damon entrou na Universidade Harvard.

Um grande amigo de Damon é o ator Ben Affleck, no entanto ambos se conheceram quando ainda nem eram famosos, o primeiro tinha 10 anos e Affleck tinha 8 na época. Mais tarde, devido à ascensão dos dois na carreira cinematográfica, chegaram a atuar juntos em longas-metragens, sendo que o primeiro filme em que atuaram foi Glory Dazy (1996).

O apogeu da qualidade de suas atuações veio no filme Gênio Indomável (1997), que atuou e escreveu junto com o amigo Affleck, rendendo um Oscar para a dupla de Melhor Roteiro Original. A ideia do roteiro começou na época da faculdade. Damon e Affleck demoraram cinco anos para conseguir terminá-lo, a Castle Rock se interessou em comprar os direitos do filme, mas quem adotou mesmo o projeto foi a Miramax. Estrelado pela dupla e Robin Williams, rendeu nove indicações ao Oscar. O filme, dirigido por Gus Van Sant, além do prêmio de roteiro garantiu a Robin Williams o Oscar de melhor ator (coadjuvante/secundário).

No filme "Onze Homens e Um Segredo", Damon atuou ao lado de grandes estrelas de Hollywood como George Clooney, Andy Garcia e Brad Pitt. Como dublador ele emprestou sua voz ao personagem Cale no filme Titan, narrou o filme "Spirit - O corcel indomável" e ajudou a dublar o filme "Ponyo".

A partir de 2002, Matt Damon indiscutivelmente entrou no estrelato hollywoodiano e mundial, isso porque foi nesse ano que ele protagonizou um dos filmes que mais o destacou, tornando-se até um símbolo de Damon. Esse foi "A Identidade Bourne", filme do best-seller homônimo de Robert Ludlum (1927-2001), rendendo mais duas sequências (que também existiram nas obras literárias de Ludlum): "A supremacia Bourne" (2004) e "O ultimato Bourne"(2007). Em 2006, outro sucesso foi "Os Infiltrados" (The Departed), de Martin Scorsese; filme em que contracena com Jack Nicholson, Leonardo Di Caprio e Martin Sheen. O filme que venceu 4 'Oscars' e foi indicado a 5, tornou-se um sucesso de bilheteria e de críticas.

Damon é casado com a Argentina Luciana Bozan Barroso, eles se conheceram em Miami enquanto Damon participava das gravações de "ligado em voce", o casal tem três filhas, Isabella (nascida em 2006), Gia Zavala Damon (nascida em 2008) e Stella Zavala Damon (nascida em 2010). Luciana Barroso também teve uma outra filha chamada Alexia do seu primeiro casamento, que foi também adotada por ele.




Nenhum comentário: