domingo, 11 de dezembro de 2011

Cena 1194: 20 mitos sobre computadores

No mundo da informática é comum aparecerem certos boatos que tendem a se tornar realidade na cabeça dos usuários. Mitos sobre computadores não faltam e vão de coisas banais a perigos reais. Confira, agora, uma lista com 20 mitos sobre computadores. É mito ou é verdade?

1. Faz mal ao computador ter ímãs colados no gabinete: Verdadeiro
Imãs no gabinete podem acabar afetando o HD, onde os dados são gravados magneticamente. Na verdade esse é o maior problema dos imãs.

2. Empurrar a bandeja do cd com o dedo para inseri-lo é prejudicial ao equipamento: Meio falso
Em 99,9% dos casos nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Mas vale lembrar que, se tem um botão especificamente para isso, é porque o ideal é que você deixe a máquina se entender com ela mesma. Força excessiva pode prejudicar o motor e as engrenagens.

3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento: Verdadeiro
Qualquer líquido derramado pode estragar as trilhas metalizadas que ficam embaixo das teclas, criar um curto-circuito e queimar.

4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele: Falso
Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os dois monitores.

5. Quando o computador passa a noite toda ligado, convém desligar e tornar a ligar: Meio falso
Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso. No entanto, PCs mais antigos, de baixa capacidade, tendem a ficar mais lentos, devido à quantidade de memória RAM usada. Nesse caso, o melhor é só reinicia-lo, e não desliga-lo de verdade.

6. O computador gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso: Falso
Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e, se permanecer ligado, gasta, como qualquer eletrodoméstico.

7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto: Falso
O único problema que você pode ter ao deixar o aparelho próximo ao PC é causar um ruído nas caixas de som, provocado pela interferência de uma chamada.

8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar alguns segundos antes de voltar a ligar: Verdadeiro
É recomendável esperar, no mínimo, dez segundos antes de voltar a ligá-lo, para permitir que os componentes mecânicos atinjam o estado de repouso total antes de serem forçados a ligar novamente.

9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD: Falso
A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso. Mas é lógico que você não vai sair por aí dando socos e pontapés no equipamento, né?

10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso: Meio verdadeiro
O mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta sempre num mesmo lugar. Mas essa regra só é válida para os antigos monitores CRT, os de tubo. Monitores de LCD não terão qualquer problema mesmo exibindo a mesma imagem continuamente.

11. Quando há chuva forte, é necessário tirar o plugue do computador da tomada: Verdadeiro
Este é um procedimento que deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável remover os cabos de telefone, alimentação do modem e de rede, para que não queimem com a descarga de raios. Esta regra só não é realmente necessária para aqueles que moram em uma casa ou edifício dotado de um sistema de pára-raios.

12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que fica embaixo do mouse ótico: Verdadeiro
Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal à retina.

13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada: Falso
Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais têm proteção de curto-circuito e são multivoltagem, podendo ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor: Falso
Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouco mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre o gabinete: Falso
Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que seja algo úmido e possa acabar molhando o equipamento.

16. O computador nunca deve ficar ao sol: Verdadeiro
Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa ideia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

17. Se mais de 80% do HD estiver ocupado, a máquina se torna mais lenta: Verdadeiro
Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 ou 200 Gb livres, se forem menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será mais lento.

18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina: Verdadeiro
Deve ser selecionada a opção ‘Retirar hardware com segurança’ antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento: Verdadeiro
Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.

20. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD: Verdadeiro
O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira a até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção ‘Desligar o Computador’, todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.

Um comentário:

Unknown disse...

Mto bom o artico! Tem a fonte? tenho algumas sugestoes..