terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cena 1160: Donzelas de Ferro # 15

Christina María Aguilera (Staten Island, Nova Iorque, 18 de dezembro de 1980) é uma atriz, cantora, compositora, produtora musical e filantropa norte-americana, vencedora de quatro prêmios Grammy, um Grammy Latino e indicada ao Globo de Ouro. Iniciou sua carreira na televisão, em 1990, aparecendo no programa de talentos americano Star Search, e depois entrou para o campeão de audiência da época, O Clube do Mickey, onde ficou entre 1993 e 1994. Ela foi contratada pela RCA records, em 1999, após de interpretar "Reflection", para o filme Mulan.

Aguilera já vendeu 50 milhões de álbuns e 30 milhões de singles. Alcançou o topo das paradas mundiais diversas vezes, incluindo a Billboard Hot 100. Dentre seus maiores sucessos estão "Genie In a Bottle", "What a Girl Wants", "Come on Over (All I Want Is You)", "Lady Marmalade", "Dirrty", "Beautiful", "Ain't No Other Man", "Hurt" e "Moves Like Jagger" em parceria com a banda Maroon 5. Fez sua estreia no mundo da música em 1999, com o álbum Christina Aguilera, pela RCA, que obteve uma alta receptividade e se tornou sucesso imediato vendendo mais de 18 milhões de cópias - ganhando vários prêmios, incluindo o Grammy de artista revelação (que desbancou Britney Spears) - devido a inovação de colocar o Teen Pop em sintonia com uma voz poderosa, que lembrava as grandes divas do R&B, algo até então inédito. A partir de seu segundo álbum de inéditas, Stripped - que vendeu mais de 12 milhões de cópias, Christina procurou um álbum menos Pop com raízes da música afro-americana, como o Jazz, Soul, R&B e Hip Hop tornando-se cada vez mais evidente sua íncrivel capacidade e extensão vocal. Também possui grande influência latina, gravando um cd inteiramente em espanhol - Mi Reflejo. Trabalhou também, experimentalmente com a música eletrônica, no seu último CD "Bionic", que obteve baixa receptividade crítica e comercial. Para cada divulgação de um álbum de estúdio, ela criou um alterego sendo eles Xtina (Stripped e Bionic) e Baby Jane (Back to Basics). É Ganhadora de importantes prêmios da música como Grammy Awards, MTV Video Music Awards, MTV Europe Music Awards, Billboard Music Awards, Billboard Latin, World Music Awards, entre vários outros.

Em 2006, Christina foi listada em 7ºlugar na lista das 10 mulheres mais ricas da Forbes, e em 2008, Aguilera foi incorporada na lista dos "Cem melhores cantores de todos os tempos", realizada pela renomada revista Rolling Stone, ocupando a 58ª posição, sendo a cantora mais jovem a entrar nessa lista. Em 2009 foi considerada umas das 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista People. Christina também foi considerada umas das mulheres mais bonitas do mundo segundo a revista Maxim.

Trabalhou ao lado da premiada cantora e atriz Cher, na divulgação do musical Burlesque, lançado em 24 de novembro de 2010 nos Estados Unidos e Canadá. Em 2010, Christina foi nomeada pela ONU como Embaixadora Oficial Contra Fome e foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama.

Atualmente trabalha ao lado Cee Lo Green, Adam Levine e Blake Shelton no reality show The Voice da NBC, que estreou em Abril deste ano.






Nenhum comentário: