quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cena 894: Dia Mundial do Rock: Katatonia

Katatonia é uma banda sueca de doom metal formada em 1991 por Jonas Renkse (que usava o nome artístico Lord Seth) e Anders Nyström (que também tinha nome artístico denominado Blackheim). A banda é conhecida por suas canções depressivas e melancólicas.

A alusão à palavra catatonia (do Grego katá, redução + tónos, tensão; perturbação psicomotora frequentemente associada à esquizofrenia), define bem o tipo de emoção que a banda passa em suas músicas.

A banda tem uma página importante na história do gênero chamado Doom Metal, tendo seu trabalho como referência do estilo, junto aos de outras bandas. Entretanto, assim com os companheiros Anathema e Paradise Lost, dá passos na direção de um som mais leve, com vozes limpas, começando no disco Discouraged Ones, 1998. Outra mudança foi sentida em Viva Emptiness em 2003, onde a música concentra-se mais na melodia e nas vocalizações de Jonas Renkse.

Um comentário:

Jopz_B1B disse...

OPAZ, vc não economizou dikas no DIA MUNDIAL DO ROCK... muito legal, tem varias que eu nem sabia que existiam, com calma vou conferir todas, digamos que eu sou um grande adepto do rock clássico, não conheço as novidades, valeuz.

JOPZ