quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cena 889: Dia Mundial do Rock: Anathema

Anathema é uma banda de Liverpool, Inglaterra, de doom metal. Inicialmente, Anathema era composta por: Darren White (vocal), John Douglas (bateria) e os três irmãos Cavanagh, Vincent Cavanagh (guitarras), Daniel Cavanagh (guitarras) e Jamie Cavanagh (baixo).

Com essa formação a banda lançou o seu primeiro trabalho em novembro de 1990, uma demo chamada An Illiad Of Woes.

Após este trabalho a banda resolveu trocar de nome passando a se chamar Anathema, pouco depois do lançamento do primeiro single da banda, chamado "They Die", através de uma pequena gravadora suíça, a Witchunt Records, Jamie Cavanagh deixou a banda dando lugar para Duncan Patterson, que viria a tornar-se um dos principais compositores da banda.

A formação foi mantida até 1995 quando, pouco antes da gravação do álbum The Silent Enigma, o vocalista Darren White deixou a banda, Vincent Cavanagh assumiu os vocais. A mudança não foi apenas na formação da banda, mas também no estilo de música. No início, o Anathema tornou-se famoso por tocar doom metal, estilo proeminente no final dos anos 80 início dos anos 90. Após o The Silent Enigma a banda começou a explorar uma sonoridade cada vez menos pesada e mais melancólica. Houve outras mudanças na formação mas nenhuma tão significativa, do ponto de vista sonoro, quanto a saída de Darren White. Recentemente a banda vem explorando sonoridades menos metal e mais progressivas.

Nenhum comentário: