sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cena 859: Dor de garganta

Com o início do inverno vem aquelas doenças chatas que derruba muita gente. Eu estou há vários dias 'amolada', com dor de garganta, gripe, tive até um pouco de febre. Ficar gripada é horrível mas, melhor que seja no inverno, pois gripe de verão é insuportável. Com esse tempo mais gelado, é só tomar um chá quente, ir pra debaixo das cobertas e descansar.

Segue algumas curiosidades sobre dor de garganta, espero que ajude alguém que esteja nas mesmas condições que eu.

Há prevenção para a dor de garganta? Sim. O principal é não respirar pela boca, o que resseca a mucosa e facilita o alojamento de bactérias. Além disso, coma bem e evite entrar em contato com fatores que desencadeiem reações alérgicas em você.

O que é irritação na garganta? É uma inflamação, normalmente causada por refluxo, nariz entupido ou poeira que entrou na garganta. Os sintomas são coceira, secura e sensação de que algo arranha. Para não virar infecção, desobstrua o nariz, lave-o com soro fisiológico e beba bastante água.

Qual a duração de cada caso infeccioso? Quando é viral, permanece entre três e quatro dias. Já a infecção bacteriana dura mais – e é o uso de antibiótico que diminui o ciclo.

As pastilhas curam?
A maioria das pastilhas tem anestésico na fórmula, o que ameniza a dor. Entretanto, ela não mata o vírus ou a bactéria. Portanto, o melhor é tratar com medicamentos.

Quando é preciso retirar as amígdalas? Quando se tem de cinco a sete infecções bacterianas em um ano. Outro motivo acontece quando o pus formado na amigdalite fica represado na amígdala, permitindo que as bactérias se desenvolvam. Vale lembrar que quem retira amígdala não está livre de ter faringite.

2 comentários:

Leka disse...

Poxa dor de garganta é muito incomodo mesmo...desejo melhoras pra você e se cuida!

bjs, paz e bom final de semana!
http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

Jopz_B1B disse...

Jopz recomenda chá de PINGA,MEL E LIMÃO... se não curar pelo menos vc fica gripada e feliz.

jopz