quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cena 450: O homem foi à Lua

Alguns acreditam que o homem não foi à lua. Citarei aqui alguns argumentos que li sobre a possível não ida e explicarei cientificamente porque estão errados.

1 – Por que a bandeira norte-americana aparecia tremulando nas fotos? Na lua não existe atmosfera, ou seja, não há ar, não há camadas como a estratosfera, litosfera, etc. Quando uma bandeira é fincada na terra, a vibração originada na ponta da haste da bandeira se propaga por toda ela em frações de segundo e a bandeira logo está parada, sem vibrações. Na lua não é bem assim, a vibração é muito mais lenta e então a bandeira não encontra a resistência do ar, o que a mantêm por um bom tempo tremulando.


2 – Por que existe penumbra em algumas fotos sendo que se não há atmosfera, não há penumbra? Certo, não deveria haver penumbra pensando assim. Acontece que não devemos estudar fatos isolados e sim levar todos os aspectos em consideração. A superfície da lua é formada por uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar. Essa camada em especial tem propriedades refletivas. Logo, o que havia lá não era penumbra da luz e sim a reflexão da luz obtida pela superfície lunar.


3 – Por que ficaram pegadas na lua? Aqui na terra, a areia é agrupada de forma lisa, ou seja, se ela não estiver molhada para ter uma ligação mais forte entre as moléculas, assim que pisarmos e tirarmos o pé, a pegada não sobrevive. Entretanto, na lua é diferente. Não há água e há vácuo e além disso os grãos de poeira lunar são agrupados de forma irregular, logo não precisa de água para se sustentar.

Esses foram os fundamentos básicos. Quando apareceu a teoria da conspiração, tudo o que imaginei foi: Um aluno de ensino médio leu um livro de física com as leis básicas e criou um site querendo usar simples leis colegiais para abalar toda uma estrutura. As vezes é preciso ter a mente aberta e pesquisar pra valer antes de criticar algo. Qualquer outra questão pendente, me comprometo a responder. Tudo isso está baseado em leituras, perguntas aos meus professores, etc. Não tirei nenhuma resposta de um livro unicamente, logo não entrarei no mérito de bibliografias.

Texto enviado por Stênio Zimermann.

Nota da autora do blog: eu discordo do Stênio.
Não sei se há governo mas, se há, sou contra.
É isso. haha

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que há mais provas contra do que a favor de o Homem ter ido a lua.

Stênio Zimermann disse...

Então anônimo, tu poderia começar expondo as provas contra. Um comentário assim não acrescenta nada na discussão.

Rodrigo Henrique disse...

Correção para o "Anônimo" existem mais provas "criadas" contra do que a favor. E isso o Stênio falou bem ;)
E só pra constar, os Estados Unidos estava no meio da Guerra Fria contra a União Soviética, se algum dos dois errassem um apontava o outro.
No entanto a União Soviética não declarou nada. Estranho né pra uma viagem "falsa"?