quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cena 256: O Grande Debate

“Uma rápida pesquisa instantânea feita imediatamente logo após o discurso do presidente Bush sobre subsidiamento de pesquisa em células-tronco ontem a noite mostra que, metade dos americanos aprova sua decisão, 25% não aprovam, e outros 25% não tem opinião formada.”

“A maioria das pessoas nem ao menos sabe o que são células-tronco.”

“Quem vai gritar mais alto? Serão os defensores-do-direito-a-vida ou serão os cientistas? E agora o que vai acontecer é que haverá uma tremenda quantidade de lobby em Washington, D.C.: cientistas, animadores, pessoas que querem ver essa pesquisa – é o que irá acontecer.”

“Eu estou preocupado com isso. Christopher Reeves está preocupado com isso. Todo mundo está preocupado com isso. A grande questão é: os fins justificam os meios? Quando nós falamos de pesquisa, sim, nós podemos curar muitas coisas... especulativamente. Mas, onde está a prova?”

“Estes seres humanos em desenvolvimento que nós estamos falando, estes embriões, foram produzidos em um ambiente artificial e científico. Fertilização in vitro não é a vontade de Deus.”

“Isto, porém, não os faz menos humanos após isto acontecer.”

“Nós estamos em uma estrada em quem nós realmente não sabemos onde estamos indo até o passo seguinte. Nós estamos falando em colheita de embriões. Nós estamos falando disso, nós estamos falando daquilo, mas qual é o custo?”

“Como nós poderíamos simplesmente abandonar a pesquisa?”

“Está certo. Esta é a velha pergunta? Se você acha que a pesquisa é boa então você não tem um problema com ela. Apenas se você acha que a pesquisa é questionável que você se torna defensivo sobre ela. (Você tem tempo de pesquisar estes embriões mais tarde se nós escolhermos fazer assim. Enquanto pessoas estão sofrendo, nós não estamos verdadeiramente certos que isto proporcionará uma cura).”

“E houve um grande ultraje nas igrejas conservativas... Vocês não podem usar humanos em desenvolvimento... Naquele ponto do tempo eles viram humanos.”

“Eu acho que abandonar esta pesquisa poderia ser um erro. Pesquisando isto pode nos permitir salvar outras vidas ou pelo menos melhorar a qualidade de vidas.”

“Nós não temos as respostas, ainda. Nós precisamos colocar dinheiro onde nós conseguiremos estas respostas no futuro. Ouçam, nós não temos tempo.”

“Alguém acredita que isso possa ter a solução para o tratamento de doenças e segredos altamente guardados.”

“Nós estamos alcançando, mas nós fomos longe demais.”

“Uma das grandes questões que ainda permanecem para mim, porém, é se todos esses embriões são enviados ou serão descartados – isto é pior do que simplesmente jogá-los fora?”

“A pessoas não estão sendo solicitadas; há clínicas de fertilização que possuem embriões extras.”

“A pesquisa é um avanço científico. Eu sei que estamos descendo uma estrada que não sabemos onde termina, mas é sobre isso que é a ciência. Eu sinto muitíssimo, mas eu tenho pena daqueles cujas colunas foram danificadas... Há uma possibilidade de nós os curarmos. Eu estou preocupado com a cura da diabetes juvenil e se esses tipos de avanços científicos podem curar essas doenças, então bem candidamente eu acho que deveria haver pelo menos o que o Presidente Bush propôs: alguma pesquisa limitada.”

“Células-tronco vêm de seres humanos em desenvolvimento e elas não deveriam ser testadas naquilo que não faz sentido ou antiético, mas ao mesmo tempo há uma grande promessa.”

“Eu tenho um filho de 28 anos que é paraplégico. E se há uma pequena chance do meu filho ter sensações e poder andar então eu sou completamente a favor.”

“Seres humanos têm evoluído por dezenas de milhares de anos e nós estamos simplesmente injetando células de embriões no cérebro de pessoas. Como nós chegamos a fazer algo assim?”

“Você tem o direito de tirar Vida para salvar Vida?”

Trechos de "The Great Debate" (Dream Theater)

Um comentário:

giorgios disse...

ΤΑ ΒΛΑΣΤΙΚΑ ΚΥΤΑΡΡΑ ΕΙΝΑΙ ΜΙΑ ΜΕΓΑΛΗ ΣΥΖΗΤΗΣΗ ΚΑΙ ΧΑΙΡΟΜΑΙ ΠΟΥ ΤΗΝ ΑΝΟΙΓΕΙΣ ΕΔΩ.
ΠΟΙΟΣ ΕΙΝΑΙ ΑΥΤΟΣ ΠΟΥ ΘΑ ΑΝΤΙΚΑΤΑΣΤΗΣΕΙ ΤΟ ΡΟΛΟ ΤΟΥ ΘΕΟΥ?
ΕΙΝΑΙ ΠΟΛΛΑ ΤΑ ΕΡΩΤΗΜΑΤΑ ΠΟΥ ΓΕΝΝΙΟΥΝΤΑΙ ΚΑΙ ΥΠΕΡ ΚΑΙ ΚΑΤΑ.
ΟΛΟΙ ΠΙΣΤΕΥΩ ΟΤΙ ΣΥΜΦΩΝΟΥΝ ΟΤΙ ΑΝ ΕΙΝΑΙ ΓΙΑ ΚΑΛΟ ΚΑΙ ΘΕΡΑΠΕΥΤΙΚΟ ΣΚΟΠΟ ΘΑ ΕΙΝΑΙ ΘΕΤΙΚΟ.
ΠΟΙΟΣ ΟΜΩΣ ΘΑ ΕΜΠΟΔΙΣΕΙ ΤΗΝ ΕΜΠΟΡΕΥΜΑΤΟΠΟΙΗΣΗ ΚΑΙ ΕΚΜΕΤΑΛΕΥΣΗ?