quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cena 181: Analisando: Dream Theater: os segredos do álbum "Octavarium" - Pt.2

ARTE DO ÁLBUM
A mais óbvia referência é a quantidade de páginas do encarte (oito!). A capa remete a um desenho de um suporte de bolas feito por Isaac Newton (daquelas que batem-se indefinidamente) em número de oito. Este brinquedo demonstra o conceito de repetição do álbum. É preciso conferir a presença de cinco pássaros entre as cordas, formando uma oitava de um piano (as bolas seriam as teclas brancas e os pássaros as pretas).

No interior do encarte , mais precisamente na contracapa de ambos os lados, temos um garoto com um telefone de lata, com o barbante esticado. Reparem que é o mesmo menino. A idéia é de que tudo começa onde terminou e vice-versa. A genialidade desta imagem é que na primeira foto, o garoto pega o telefone com apenas 3 dedos, enquanto usa 5 na segunda foto.


Por trás da letra de “The Answer Lies Within”, uma descrição de dois dominós. Um totalizando 5, e o outro 8. O destaque no primeiro é o múmero 3, que aparece isolado no segundo do múmero 5. Note que temos 3 pássaros aqui.

Em oposição às letras de “These Walls”, está uma aranha (que tem 8 patas), dentro de um labirinto com oito lados. O labirinto tem cinco camadas e embora tenha oito saídas, nenhuma dá oportunidade da aranha sair (“trapped inside this Octavarium”, ou "preso neste Octavário"). Caracteriza bem a letra de “These Walls”.


“Never Enough” possui um polvo (oito tentáculos) com cinco peixes e uma placa semelhante à de “PARE” com o símbolo do Majesty inserido.


A próxima ilustração exibe uma planta-baixa de um octógono. Existem muitas referências aos algarismos 5 e 8, a maioria bem sutis. Por exemplo, a escala em 5:8, bem como ser rotulada como “figura nº 8”. As dimensões são 29’6.75” quadrados com triângulos eqüiláteros com 8’8”. Os espaços entre cada muro é de 5’8”. A escala de Fá Lídio é descrita do lado mais esquerdo e seguindo o sentido horário. Pode-se encontrar a escala cromática inserida nos locais exatos. Existem portas em quatro lados do objeto, sendo a porta sul a única aberta. Deve significar que ao entrar, só pode existir uma saída, ou seja, a entrada.


O que se vê depois são os membros do Dream Theater como as teclas negras do piano.

Finalmente, no interior da caixa, há uma bola de sinuca (bola 8) com o símbolo do Majesty desenhado. Do lado de trás da caixa, vê-se uma parte de um piano. Note que cada oitava do piano possui 8 teclas brancas e 5 negras. Cada branca representa uma canção do álbum (exatamente na sua tonalidade, já que começa em Fá). As negras, mostram as faces dos músicos nessa ordem: LaBrie, Myung, Petrucci, Portnoy e Rudess.

IMPORTANTE: A marcação do tempo descrita no encarte parece errada, já que no total, ancontram-se 73:26 minutos. No CD, vemos que são 75:55 min. Então, cinco faixas possuem um “tempo negativo” que nos faz sentir falta de 2:18 min. Isso não é acidental, pois cada tempo negativo é relativo a um acidente na totalidade da canção (suas escalas relativas menores).

“Octavarium” começa numa tonalidade maior que “The Root of All Evil”.

2 comentários:

Camile. disse...

Ja tinha ido uma vez, mas n me canso de me impressionar. Alias, como vc, sou suspeita pra falar... =D

Bjos

BEIJAFLOR disse...

lindo , adorei .
um beijo grande para voce com a fresca brisa duma Alemanha branca .....